A 3ª Edição do evento aconteceu de 11 a 15 de outubro.

A equipe Flying U2 venceu o Desafio de Inovação 2021 e ficou com o 2º lugar no Desafio de Robótica Petrobras. As duas competições fazem parte do “Brazil Open”.

A Flying U2 está presente desde a 1ª edição do Desafio de Robótica da Petrobras, que ocorreu em 2019. De lá pra cá, o grupo vem se aperfeiçoando e conquistando prêmios.

Em 2020, a equipe Flying U2 conquistou o 3º lugar no Desafio de Robótica Petrobras. Neste ano, o grupo subiu para o 2º lugar na mesma competição.

O Desafio de Robótica Petrobras / ROBOCUP BRASIL (DRP) visa estimular o estudo e o desenvolvimento de robôs voadores autônomos e inteligentes na inspeção e operação em faixas de dutos e instalações.

O Desafio é um modelo reduzido e lúdico que tenta simular o ambiente de dutos petrolíferos, com 2 plataformas marítimas com bases suspensas de pousos e decolagens, uma base terrestre costeira e três bases terrestres avançadas.

A Flying U2 é composta por docentes e alunos de graduação e de pós-graduação da UFSCar (DC e DEE) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC – USP).

Os membros do DC – UFSCar integram o grupo de pesquisa em Robótica/Mecatrônica do Laboratory of Autonomous Robots and Intelligent Systems (LARIS), um dos laboratórios de pesquisa do Departamento de Computação.

Já os integrantes da USP fazem parte do Centro de Robótica da USP (CRob) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (INSAC).

A gravação do evento está no canal: https://www.youtube.com/c/Competi%C3%A7%C3%A3oBrasileiradeRob%C3%B3tica/videos.

Site da premiação: http://www.robocup.org.br/wiki/doku.php?id=flying.

Texto: Marcella Salomão

Categories: