II Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning

Publicado em 16/10/2014
Por Agência USP de Notícias

Unir as comunidades científicas das áreas de inteligência artificial e de banco de dados que compartilham o interesse em procurar conhecimentos novos e úteis em grandes conjuntos de dados, conhecidos como big data é o principal objetivo do KDMiLe.

KDMiLe

Unir as comunidades científicas das áreas de inteligência artificial e de banco de dados que compartilham o interesse em procurar conhecimentos novos e úteis em grandes conjuntos de dados, conhecidos como big data. Esse é o principal objetivo do “II Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe)”, evento que acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, nos próximos dias 20 e 21 de outubro.

O evento é parte da Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, a maior conferência sobre robótica e sistemas inteligentes já organizada no Brasil. Realizada em São Carlos de 18 a 23 de outubro, a Conferência congrega um total de 12 eventos e tem como público esperado três mil participantes.

A meta é viabilizar um intercâmbio de ideias e experiências acadêmicas e empresariais e, principalmente, permitir a divulgação e apresentação dos resultados obtidos pelos diferentes grupos de pesquisa. O evento surgiu com a proposta de, nos anos ímpares, ser realizado junto aos eventos da área de banco de dados; e, nos anos pares, junto aos eventos da área de inteligência artificial. Por isso, este ano, acontecerá juntamente com o Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) e o Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC).

As inscrições para o KDMILE podem ser realizadas pelo site (icmc.usp.br/e/57d64) ou no local do evento. As taxas de inscrição variam de R$ 450,00 (estudantes associados à Sociedade Brasileira de Computação ou à Sociedade Brasileira de Automática) a R$ 800,00 (pesquisadores não ligados às instituições). O evento acontece uma semana depois da terceira edição da escola de aprendizado de máquina e descoberta de conhecimento em base de dados (em inglês, Machine Learning and Knowledge Discovery in Databases, ou simplesmente MLKDD).

Parte das comemorações dos 80 anos da USP, a Conferência é promovida conjuntamente pela USP, em São Carlos – por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Centro de Robótica de São Carlos (CRob) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados (NAP-AMDA) – e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Departamento de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica. A JCRIS conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automática e da Sociedade Brasileira de Computação, além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).