Ramo da robótica prevê máquinas que executam tarefas em grupo Reportagem por Revista Pesquisa FAPESP MARCOS DE OLIVEIRA | ED. 261 | NOVEMBRO 2017 © EESC-USP Drones voando em formação e dotados de sistemas de robótica de enxame podem ser utilizados para vigiar fronteiras, localizar desastres ambientais e agir conforme a necessidade e a programação […]
O engenheiro eletricista Marco Terra explica o que é a robótica de enxame, ramo da robótica que reúne máquinas para trabalhar de forma colaborativa. http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/12/20/podcast-marco-terra/ Apresentação: Fabrício Marques Produção e roteiro: Sarah Caravieri Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)
Publicado em 15/12/2017 Por Thais Cardoso, Assessoria de Imprensa do IEA-RP Fonte: Rádio USP Roseli Romero explica as vantagens da utilização dos robôs sociais na educação e na hotelaria Benefícios da robótica social é tema do “USP Analisa”
Robô humanoide dá entrevistas, pisca, sorri e até conta piadas Publicado em 23/11/2017 Por Deborah Giannini para o UOL Ciência “Falta consciência aos robôs humanoides. Ainda não se chegou a um consenso sobre qual a melhor forma para modelar a consciência”, afirma a Roseli Romero, coordenadora do Centro de Robótica da USP de São Carlos. […]
NAO Olhar Digital
Publicado em 31/10/2010 Fonte: Olhar Digital “Mais de 800 competidores de oito países de América Latina colocam robôs para dançar, correr e até jogar bola.”
USPDroids
Publicado em 26/10/2010 Fonte: R7.com “Na Olimpíada Brasileira de Robótica, mais de 700 jovens do Brasil e do exterior participam da competição de robôs. Entre os que mais se destacam estão os robôs que jogam futebol, os capoeiristas e os que imitam os humanos e dão até abraço.”